Oi filhos maravilhosos...

Que Deus proteja e esteja sempre com todos nós!

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Santo sábado do Senhor. O que devo fazer para me preparar?

A PREPARAÇÃO PARA O SÁBADO


Sexta-feira

Para muitos adventistas do sétimo dia, a preocupação semanal de ter "tudo em ordem" para receber o sábado, faz com que o dia de "descanso e felicidade" se torne em um dia de "tensão e tristeza."
Mas, por que tem que ser assim? Aqui damos algumas orientações para a organização do seu tempo a fim de que a sexta-feira torne-se um dia mais tranqüilo do que tem sido para muitos.

O primeiro passo é: não deixar para nos preparar apenas na sexta-feira. Desde o domingo devemos nos programar para receber o sábado.
"Durante toda a semana nos cumpre ter em mente o sábado e fazer a preparação indispensável, a fim de observá-lo conforme o mandamento. Não devemos observá-lo simplesmente como objeto de lei. Devemos compreender suas relações espirituais com todos os negócios da vida. Todos os que considerarem o sábado um sinal entre eles e Deus,... praticarão dia a dia os estatutos de Seu reino, orando continuamente a Deus para que a santificação do sábado sobre eles repouse..." (TS Vol. III, p. 20 )

Preparando-se em casa.

Planeje suas tarefas para cada dia, estabelecendo um plano de preparação para receber o sábado.
Lembre-se que a base do seu sucesso é começar bem o dia. Como? Um momento devocional com Deus deve ser a parte mais importante de nossa vida como cristãos. Se desejamos fazer tudo para a glória de Deus, devemos buscá-Lo primeiramente cada dia.
Sabemos que as circunstâncias de cada família são diferentes. Por isso é bom contar com a cooperação de cada um dos seus membros.
Uma boa administração da casa é importante porque mantém a família saudável, é um exemplo para os filhos, aumenta a dignidade e o "orgulho" na família e acima de tudo reflete nosso cristianismo.
O sábado deve ser o ponto central em torno do qual giram todas as nossas atividades, sejam elas domésticas ou em nosso trabalho aqui no Hospital Silvestre. Nosso conceito acerca do sábado e de sua importância deve ser aprofundado.

"As primeiras vitórias devem ser alcançadas na vida doméstica. Aí é que deve começar a preparação para o sábado..." (TS Vol. III, p. 20)


"... Na sexta-feira deverá ficar determinada a preparação para o sábado. Tendo o cuidado de por toda a roupa em ordem e deixar cozido o que houver para cozer. Escovai os sapatos e tomai vosso banho... O sábado não deve ser empregado em consertar roupa, cozer o alimento nem em divertimentos ou quaisquer outras ocupações mundanas. Antes do pôr-do-sol, ponde de parte todo trabalho secular, e fazei desaparecer os jornais profanos..." ( TS Vol.III, p.22).

O segundo passo na preparação para o sábado é: ter em mente que esta preparação não consiste apenas em termos a casa arrumada e limpa, ou termos realizado todas as tarefas seculares durante a semana, tudo isso é muito importante, mas a verdadeira preparação é a espiritual. Devemos atentar para os seguintes pontos que podem perturbar nossa alegria sabática: falta de estudo da Bíblia, falta de oração durante a semana, preocupação com as atividades seculares, sobrecarga com as atividades da igreja, cansaço e desacordos com os outros e sobre este último, citaremos o que escreveu Ellen White:
"Há ainda outro ponto a que devemos dar a nossa atenção no dia da preparação. Neste dia todas as divergências existentes entre irmãos, tanto na família como na igreja, devem ser removidas. Afaste-se da alma toda amargura, ira ou ressentimento... Antes de começar o sábado, tanto a mente como o físico devem desembaraçar-se de todos os negócios seculares..."-(TS Vol. III, p.22).
Vale lembrar que temos a preocupação de que haja um interesse maior no sentido de observarmos o sábado de maneira correta em nossa instituição, o HAS. Para isso precisamos em cada setor planejar nossas atividades, sem perder de vista o objetivo do sábado, e sem esquecer que somos exemplos para aqueles que convivem conosco mas que ainda não fazem parte da IASD.



Pr. Wladimir G. Souza



limpar com muito amor nosso lar

Preparar um delicioso almoço!






















Mollig bem linda










A SANTIDADE DO SÁBADO


Trovões e relâmpagos marcaram a presença de Deus no Sinai quando foi entregue a Moisés os dez mandamentos escritos pelo próprio Senhor. "Lembra-te do dia de sábado, para o santificar." O mandamento começa e termina com um convite à santificação do sábado que foi declarado santo por Deus na criação.
A fulgurante manifestação de Deus no monte Sinai objetivou conscientizar os israelitas da santidade de Deus, revelada por Sua presença no tempo, o sábado, e mais adiante no lugar de culto, o tabernáculo. O povo deveria preparar-se para o solene encontro com a presença de Deus. Sua preparação incluiria a purificação pessoal e a demarcação de um limite ao redor do monte onde Deus Se manifestaria. Há lições preciosas que podem ser aplicadas à observância sabática. A preparação pessoal e delimitação do tempo comum em relação ao sábado são aspectos básicos na guarda do sábado. Não se pode honrar a presença de Deus no dia que Lhe pertence, se não se estabelece um limite entre o tempo sagrado e o de nossas ocupações pessoais.
Santo significa separado por Deus. A santidade do sábado reside na manifestação especial da presença de Deus, nesse dia, na vida do Seu povo. Isso significa que assim como o sábado é santo entre os demais dias, o cristão que o guarda sabe que está chamado a ser santo entre uma geração pecadora. Assim como Deus escolheu o sétimo dia para manifestar-se ao Seu povo, escolheu a esse povo para manifestar-se ao mundo:

"Sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a Sua maravilhosa luz" I Pedro 2: 9.
Observando o sábado como dia do Senhor, o Seu povo deve recordar permanentemente que esse dia é "sinal entre Mim e vós nas vossas gerações; para que saibais que Eu sou o Senhor que vos santifica" Êxodo 31:13.
"Para os que guardam o sábado, esse dia é o sinal da santificação. A verdadeira santificação consiste na harmonia com Deus, na imitação do Seu caráter. Essa harmonia e semelhança são alcançados pela obediência aos princípios que são o transunto de Seu caráter. E o sábado é o sinal da obediência. Aquele que de coração obedecer ao quarto mandamento, obedecerá a toda a lei. Será santificado pela obediência." (TS Vol. III, p. 17).



Pr. Wladimir G. Souza





O Sábado é um Dia muito Feliz!


Feliz sábado para todos... espero em Cristo Jesus, em breve estar junto Dele, para que todos juntos possamos louvar e bendizer ao Nosso Criador! Amem! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário