Oi filhos maravilhosos...

Que Deus proteja e esteja sempre com todos nós!

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Tudo sobre a anestesia Raqui!








Cefaléia pós raqui
O que a cefaléia pós raqui?
A cefaleia pós raqui, ou cefaléia pós raquianestesia é uma cefaléia por hipotensão liquórica, ou seja, por baixa da pressão interna do cranio, a pressão intracraniana. A cefaléia por hipotensão liquórica pode ocorrer por outras causas que não a raquianestesia, como por exemplo após o exame do líquor. A chamada raqui ou raquianestesia é um tipo de anestesia que é feita para muitos procedimentos cirúrgicos, incluindo cirurgias ortopédicas, cesarianas, curetagens, cirurgias ginecológicas, urológicas, vasculares.
A dor de cabeça após uma anestesia raqui tem características bem definidas. A cefaleia pós raqui tem uma diferença crucial com outros tipos de dor de cabeça como a enxaqueca, a pessoa ao se deitar melhora significativamente da dor, e ao se levantar, ficando sentada ou de pé passa a ter dor novamente. Um mito nas mulheres é que dores de cabeça que se iniciam após o parto são por causa da raquianestesia, mas se não existir este componente postural, de melhorar ao deitar e piorar ao se levantar, não é a raquianestesia a culpada.
Quando é feita a raquianestesia, uma agulha é inserida no espaço interno a meninge, e este pequeno pertuito, ou furo, faz com que o sistema nervoso que é fechado e mantém uma pressão equilibrada entre os seus diversos pontos, independente da posição do indivíduo, sentada ou deitada, passa então a ter um diferença importante da pressão intracraniana na cabeça comparada com a lombar, onde é feita a punção.
O tratamento da cefaleia pós raqui consiste no repouso em posição deitada, hidratação vigorosa, uso de remédios antiinflamatórios, corticóides, cafeína e por último, caso o tratamento clínico não de certo utiliza-se o blood patch.
Blood patch é um procedimento que visa cicatrizar este pertuito que ocorreu após uma punção lombar ou raquianestesia, pois infiltra-se no espaço subaracnóide o sangue do próprio paciente, a fibrina do sangue faz com que o processo seja tratado. As respostas terapeuticas são muito eficazes.

Bem meus amigos, ai esta o que aconteceu com o Lucas, mas graças ao bom Deus, ele já esta se recuperando, e logo, logo, está novinho... 
Agradeço a todos por suas orações... amo vocês!
Mamys Rô 

Um comentário: